sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Alguns mais

   Se Gabriel Soares de Sousa pode ser considerado brasileiro naturalizado. O "único prosista brasileiro da fase inicial da nossa literatura" foi -

Frei Vicente do Salvador com sua História do Brasil de 1627.

Outro autor brasileiro citado por JV foi Antonio de Sá (1620 - 1678). Falta agora descobrir suas obras.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Primeira lista

   Até o momento, a lista é a seguinte:
1) Tratado descritivo do Brasil - Gabriel Soares de Sousa 1587;
2) Gramática da língua mais usada na costa do Brasil - José de Anchieta 1596;
3) Prosopopéia - Bento Teixeira 1601;
4) Diálogo das Grandezas do Brasil - Autor ignorado.
   Os dois primeiros, no entanto, não foram considerados obras de literatura.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Mudança de planos

   Seguirei os conselhos do JV. A literatura brasileira teve início em 1601 com Bento Gonçalves - Prosopopéia. 
   Convenceu-me com muitos argumentos. Alguns, na minha opinião, um tanto preconceituosos. Termos como raça inferior e outros, nos dias de hoje seriam inaceitáveis. Sinceramente, esforço-me para crer que a inferioridade na opinião de JV esteja somente no aspecto literário.
   De qualquer maneira, começarei a trilha em 1601, com Prosopopéia de Bento Gonçalves e terminarei em 1915, quando finaliza a história da literatura brasileira de JV. Não desistindo, porém, de fazer a trilha 1500 - 1601, oportunamente. Teria valor arqueológico.

sábado, 21 de agosto de 2010

Segundo dia

   Foi fácil. No primeiro sebo que entrei tinham dois exemplares. De duas editoras diferentes. Duas coisas influenciaram na minha escolha de não comprar nenhum dos dois. O preço, maior do que no mercado eletrônico, e a versão, traduzida para o português contemporâneo. Confesso que fiquei meio decepcionado. A versão disponível para download no domínio público é original. É como se eu encontrasse uma réplica em madeira de um original em argila.
   Continuarei as buscas. Agora no comércio virtual, visto que na minha cidade só existe um sebo (Outros Contos - São Carlos).
 

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Primeiro dia

   Por insistência minha começaremos do primeiro documento escrito no Brasil, a Carta de Pero Vaz de Caminha (disponível para download: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000292.pdf).
   No caminho até o ponto inicial da trilha, descobri que o guia fala demais. Informações socio-políticas, no entanto, não me interessam no momento. O que quero é saber precisamente cada ponto de parada no caminho do livro.
   Definido o ponto inicial, agora vem a parte interessante, o encontro do fóssil, ou seja, a aquisição do livro. Uma rápida busca no mercado virtual mostrou que essa tarefa será fácil. A questão é se encontrarei com tanta facilidade assim no comércio local de livros usados, o sebo.
   

Escolha do guia

   Toda trilha, ainda mais para um iniciante, deve contar com o apoio de um guia experiente. O escolhido aqui foi José Veríssimo (de agora em diante apenas JV), com sua História da Literatura Brasileira. (disponível para download: www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000116.pdf
    Num primeiro encontro o guia mostrou-se realmente entendido, no entanto falou muito e de forma muito geral. Não consegui extrair alguma informação útil para começar a trilha do livro no Brasil.